Entropia Máxima

By Branca Andrade

21 fevereiro 2007

Segunda de Carnaval















Sete escolas passaram pela avenida do samba. Sete escolas marcaram o carnaval de segunda com beleza e criatividade. A Porto da Pedra foi a primeira a mostrar tudo o que premetia o último dia de desfile das escolas de samba do grupo especial. Em seguida vieram a Unidos da tijuca, o Salgueiro, a Portela, a Imperatriz Leopoldinense, a Grande Rio e a Beija-flor. Neste ano a África foi um tema muito abordado, ao todo três escolas homenagearam o continente, e todas no desfile de segunda-feira.
A começar pela Porto da Pedra que entrou na avenida com o samba-enredo "Preto e branco, a cores!", a escola defendeu a África do Sul e a luta de Nelson Mandela contra o apartheid. Na comissão de frente uma roda representava as voltas que o mundo dá e os componentes vinham vestidos de Nelson Mandela. A ala das baianas contava com 250 integrantes vestidas com três cores, simbolizando o fim racismo e a rainha da bateria, Angela Bismark, desfilou com pedras de diamante vindas da África. A escola passou com 34 alas, 2950 componentes e 8 carros alegóricos.
Homenagem à fotografia foi feita pela Unidos da Tijuca com o samba-enredo "De lambida em lambida a Tijuca dá um click na avenida". Com 29 alas, 7 carros e 4000 componentes a Unidos da Tijuca contou na comissão de frente a chegada da fotografia por D. Pedro II e colocou como fotografados os presidentes das escolas de samba do grupo especial competindo pela taça, que simboliza o campeonato. O carro abre-alas mostra a pintura como princípio da fotografia. Leonardo da Vinci e a Monalisa abrem o desfile e de uma forma bem humorada o carro coloca o personagem do grande pintor aderindo a fotografia.
A segunda escola a defender a África foi o Salgueiro, que se apresentou com o samba-enredo "Candaces", homenageando as mulheres africanas. Ao todo 3.400 componentes passaram pela escola e 7 carros alegóricos reatrataram a força da mulher africana e sua história. A comissão de frente trouxe 15 componentes representando o faraó e seu séquito mumificado carregando um bloco de pedra que prendia a energia vital de Nefertiti, rainha a qual eles tentaram trazer a vida na avenida.
O Pan 2007 também não deixou de aparecer no carnaval pela Portela. O samba-enredo "Os deuses do olímpo na terra do carnaval: uma festa do esporte, saúde e beleza" passou animando as arquibancadas e 8 carros, 4.200 componentes e 31 alas auxiliaram na composição do samba. A comissão de frente representou os deuses do olimpo e a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cecília Kerche, representava a deusa grega da vitória, Niké.
O bacalhau da Noruega foi o tema da Imperatriz Leopoldinense com o samba "Teresinhaaa, uhuhuuu! Vocês querem bacalhau?". O apresentador Chacrinha, autor do bordão que deu origem ao samba foi o anfitrião do desfile e a comissão de frente apresentou integrantes trajados de bacalhau com cabeça, fazendo alusão à piada de que bacalhau não tem cabeça. A velha guarda representou o povo da Noruega.
A escola que depois do desfile teve seu carro abre-alas incendiado, a Grande Rio, homenageou o município de Duque de Caxias. Os 3.600 componentes divididos em 30 alas, e os 8 carros alegóricos cantavam o samba "Caxias, o caminho do prograsso, o retrato do Brasil". A escola levou a Reduc (Refinaria de Petróleo de Duque de Caxias) em um carro e a comissão de frente retratou o trabalho coletivo do município de Duque de Caxias através das formigas.
A última escola da noite, Beija-flor, também homenageou a África com o samba-enredo "Áfricas: do berço rural à corte brasileira". Uma África rica passou pela avenida e na comissão de frente os bailarinos foram substituídos por jovens da comunidade de Nilópolis que representaram a gênese africana. Animais da África também foram representados na avenida em tripés gigantes.
Depois de tanta beleza em apenas dois dias a Beija-flor, a Portela e o Salgueiro também ficaram cotadas pela opinião pública ao campeonato. E as escolas aguardaram ansiosas o resultado divulgado sempre na quarta-feira de cinzas.

1 Comments:

Blogger Equipe Vem ser Voluntário said...

oi.
achei muito interessante os comentários sobre as escolas de samba com enredos sobre a áfrica. é legal resgatar nossas origens.
parabéns pela postagem.
vlw

sex. fev. 23, 11:04:00 AM  

Postar um comentário

<< Home